Pesquisar este blog

Seguidores

sexta-feira, 26 de março de 2010

Dialética e Metapsíquica.



tags: dialetica espiritsmo e metapsiquica,dialetica, espiritsmo, metapsiquica
dialetica espiritsmo e metapsiquica,dialetica espiritsmo e metapsiquica

Dialética e Metapsíquica.

O filósofo portenho Humberto Mariotti (1905-1982) é hoje, reconhecidamente, um dos maiores pensadores espíritas que a América Latina nos legou. Poeta, ensaísta, orador e ativista, Mariotti produziu uma obra ainda pouco divulgada no Brasil. Alguns livros seus foram aqui lançados. Parapsicologia e Materialismo Histórico, seu principal trabalho, é o mais conhecido.

A CIÊNCIA ESPÍRITA NÃO É SEITA, NEM RELIGIÃO OU FILOSOFIA INGÊNUA
"O espiritismo, que foi inicialmente, e continua senão, para a grande maioria de seus adeptos, um seita, misto de religião e de filosofia ingênua. "
Julgar a ciência espírita como "uma seita, misto de religião e de filosofia ingênua" é desconhecer sua envergadura filosófica, seu movimento ideológico, seus homens mais representativos e, ainda, sua imensa bibliografia que, atualmente, constitui toda uma cultura nova sobre os problemas do Espírito.

A ciência espírita não é filosofia ingênua, desde que não apresenta noções ingênuas sobre a espiritualidade do homem; nem ingênuo é o seu raciocínio filosófico, uma vez que, por seu caráter experimental, mais do que qualquer sistema metafísico, está em condições de inquirir cientificamente sobre o conhecimento do Ser, que sempre foi tratado exclusivamente de maneira esquemática.

É com razão que foi chamada, conjuntamente com a metapsíquica, a Ciência da Alma. Referindo-se à distinção feita entre as "ciências da natureza" e as "ciências do espírito", disse José Ingenieros: "Os cultores mais leais das "ciências do espírito" são os espiritistas." Acontece, entretanto, que essa lealdade espírita foi, quase sempre, confundida com as práticas imorais de certos indivíduos que, amparando-se na ciência espírita, realizaram as mais mesquinhas práticas espiritualistas, que a crítica não soube de pronto deslindar, fosse por hipocrisia, fosse pelo desconhecimento dos seus verdadeiros fundamentos.

Com efeito, se o dr. Troise julgou daquele modo o espiritismo, por efeito da ação nefasta dos espiriteiros, errou o seu caminho. A ciência espírita é um conhecimento da vida que jamais poderá produzir fanáticos místicos nem exploradores da credulidade popular, verdadeira fonte da filosofia ingênua:
ao contrário, sempre dará lugar à formação
de caracteres idealistas, que saberão colocar-se ao serviço da humanidade, sem outro interesse além da elevação de um homem mais conhecido em si mesmo e mais fraterno em seu desenvolvimento social.
Ocorre com o espiritismo o mesmo que com o socialismo: interpretam-no como um dos tantos partidos políticos, que visam conquistar cadeiras no parlamento, sem compreender que sua finalidade essencial reside na transformação política, econômica e social da humanidade.

São muitos, pois, os que se dizem socialistas e, nada obstante, desconhecem os fundamentos filosóficos do socialismo. É o caso de perguntar-se: 'Serão estes verdadeiros socialistas? Praticarão os seus princípios cientificamente? Terão uma sólida consciência socialista ante as tentações oferecidas pela
sociedade capitalista?'
O mesmo ocorreu com a ciência espírita. Se alguns pseudo-espíritas organizaram seitas em vez de círculos filosóficos, a responsabilidade não será da doutrina, mas dos indivíduos, por isso que ela não é mais que uma filosofia com métodos experimentais e sempre baseou a análise das coisas no livre exame e na razão.

A profundidade do pensamento, como o sabe de sobra o autor do Materialismo Dialético,não deve buscar-se no que pensam e fazem certos indivíduos, mas entre aqueles que ofereceram toda uma existência a esse
pensamento.
E, no caso da ciência espírita, deve inquerir-se na obra de homens como Oliver Lodge, Alfred Russell Wallace, Luciani, Camille Flammarion, Gustave Geley F. W. H. Myers, Ernesto Bozzano, William Crookes, Cesare Lombroso, Albert de Rochas, Gabriel Delanne, Paul Gibier e outros.

tags: dialetica espiritsmo e metapsiquica,dialetica, espiritsmo, metapsiquica
dialetica espiritsmo e metapsiquica,dialetica espiritsmo e metapsiquica

0 comentários:

A História do Café da Manhã