Sob o Crivo da Razão 1 Titulo

Assuntos diversos sob o crivo da razão.

Escolha seu caminho misticismo ou razão 2 Titulo

Variada pesquisa ao seu dispor videos, artigos e palestras .

Cientistas Espiritas 3 Titulo

Descubra aqui os ciêntistas que pesquisaram a doutrina espirita, e poste suas dúvidas.

Descubra o pensamento Liberal Espirita 4 Titulo

Neste espaço você vai entender porque a doutrina espirita é inconciliável com o socialismo.

Debates e crítica literária espirita 5 Titulo

Um espaço para o contraditorio, onde colocamos em dúvidas muitas questões tidas como doutrinarias.

Pesquisar este blog

Seguidores

sábado, 25 de setembro de 2010

Sobre a origem da desigualdade




Rousseau, com os seus companheiros enciclopedistas e da maçonaria, nos ensinou a respeitar o ser humano, amar a natureza e a sentir paixão pela liberdade.



quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CRITICA NOSSO LAR parte 02




KARDEC VISITA NOSSO LAR (parte 02)

Nosso Lar cpt 21
Tal como se dá na Terra, a propriedade aqui é relativa. Nossas aquisições são feitas à base de horas de trabalho. O bônus-hora, no fundo, é o nosso dinheiro. (...)cada família espiritual, porém, pode conquistar um lar (nunca mais que um), apresentando trinta mil bônus-hora,
Nosso Lar cpt 22O ocioso vestirá, sem dúvida; mas o operário dedicado vestirá o que melhor lhe pareça; compreendeu? (...)Desse modo, há muita gente que consegue setenta e dois bônus-hora, por semana, sem falar dos serviços sacrificiais, cuja remuneração é duplicada e, às vezes, triplicada.

ANALISE_O homem possuído pelo sentimento de caridade e de amor ao próximo faz o bem pelo bem, sem esperar recompensa, paga o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte e sacrifica sempre o seu interesse à justiça.{ O Evangelho Segundo o Espiritismo O Homem de Bem}

Livro dos Espíritos 897. Aquele que faz o bem sem visar a uma recompensa na Terra, mas na esperança de que lhe seja levado em conta na outra vida e que nessa a sua posição seja melhor, é repreensível, e esse pensamento prejudica o seu adiantamento?
— É necessário fazer o bem por caridade, ou seja, com desinteresse.Uma coisa que é totalmente paradoxal .
Os serviços sacrificiais, cuja remuneração é duplicada e, às vezes, triplicada.
Bem aqui eu não entendi onde entra o SACRIFICIO se posso ser remunerado dupla ou triplamente?



Nosso Lar cpt 22
Contam-se por milhares as pessoas favorecidas em “Nosso Lar”,
Somente poderão rogar providências e dispensar obséquio os portadores de títulos adequados, entendeu?
ANALISE_ Neste ponto se percebe com facilidade o pensamento católico que acredita em “favorecidos” e preces “pagas” Ou seja, mérito nem pensar.

(O Evangelho Segundo o Espiritismo - Preces Pagas)
3 – Estando porém ouvindo-o todo o povo, disse Jesus a seus discípulos: Guardai-vos dos escribas, que querem andar com roupas talares, e gostam de ser saudados nas praças, e das primeiras cadeiras nas sinagogas, e dos primeiros assentos nos banquetes; que devoram as casas das viúvas, fingindo largas orações. Estes tais receberão maior condenação. (Lucas, XX: 45-47, e semelhantes em Marcos, XIII: 38-40; Mateus, XXIII: 14).
4 – Disse ainda Jesus: Não façais que as vossas preces sejam pagas; não façais como os escribas, que “a pretexto de longas preces, devoram as casas das viúvas”, o que quer dizer: apossam-se de suas fortunas. A prece é um ato de caridade, um impulso do coração; fazer pagar aquelas que dirigimos a Deus pelos outros, é nos transformamos em intermediários assalariados.




Nosso Lar cpt 37
Ensina a Bíblia que o próprio Senhor da Vida não estacionou no Verbo e continuou o trabalho criativo na Ação. “Nosso Lar”, portanto, como cidade espiritual de transição, é uma bênção a nós concedida por “acréscimo de misericórdia”,

ANALISE_{ IV – Natureza das Penas e Gozos Futuros LIVRO DOS ESPIRITOS}
965. As penas e os gozos da alma após a morte têm alguma coisa de material?
— Não podem ser materiais, desde que a alma não é de matéria. O próprio bom senso o diz. Essas penas e esses gozos nada têm de carnal e por isso mesmo são mil vezes mais vivos do que os da Terra. O Espírito, uma vez desprendido, é mais impressionável: a matéria não mais lhe enfraquece as sensações. (Ver itens 237 a 257.)
966. Por que o homem faz idéias tão grosseiras e absurdas das penas e dos gozos da vida futura?
— Inteligência ainda não suficientemente desenvolvida. A criança compreende da mesma maneira que o adulto ? Aliás, isso depende também do que se lhe tenha ensinado: é nesse ponto que há necessidade de uma reforma. Vossa linguagem é muito imperfeita para exprimir o que existe além do vosso alcance. Por isso, foi necessário fazer comparações, sendo essas imagens e figuras tomadas como a própria realidade. Mas à medida que o homem se esclarece, seu pensamento compreende as coisas que a sua linguagem não pode traduzir.



Nosso Lar cpt 42
Sei que muitos de vós recordais, neste instante, o Grande Crucificado. Sim, Jesus entregou-se à turba de amotinados e criminosos, por amor à redenção de todos nós, mas não entregou o mundo à desordem e ao aniquilamento.
ANALISE_ Mais uma vez o pensamento católico impresso.
Todo mundo precisa de redenção. Nossa condição natural era caracterizada por culpa: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” A redenção de Cristo nos libertou dessa culpa: “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:23-24).


Nosso Lar cpt 44
Alguns poucos seguem resolutos, visando ao objetivo essencial da jornada. São os espíritos nobilíssimos, que descobriram a essência divina em si mesmos, marchando para o alvo sublime, sem vacilações. (...)Os primeiros seguem por linhas retas.

ANALISE_ Aqui escancarou os princípios do ROUSTAINGUISMO que esta muito bem explicado neste artigo do Dr Ary Lex

http://ensinoespirita.blogspot.com/2010/01/origem-dos-mundos-fluidicosnosso-lar.html
.
Do Livro dos Espiritos 119. Deus pode livrar os Espíritos das provas que devem sofrer para chegar à primeira ordem?
Se eles tivessem sido criados perfeitos, não teriam merecimento para gozar os benefícios dessa perfeição. Onde estaria o mérito sem a luta? De outro lado, a desigualdade existente entre eles é necessária à sua personalidade, e a missão que lhes cabe nos diferentes graus está nos desígnios da Providência, com vistas à harmonia do Universo.
Comentário de Kardec: Como, na vida social, todos os homens podem chegar aos primeiros postos, também poderíamos perguntar por que motivo o soberano de um país não faz, de cada um dos seus soldados, um general; por que todos os empregados subalternos não são superiores; por que todos os alunos não são professores. Ora, entre a vida social e a espiritual, existe ainda a diferença de que a primeira é limitada e nem sempre permite a escalada de todos os seus degraus, enquanto a segunda é indefinida e deixa a cada um a possibilidade de se elevar ao posto supremo.
120. Todos os Espíritos passam pela fieira do mal para chegar ao bem?
Não pela fieira do mal, mas pela da ignorância.

O que fica claro e inconteste nesta obra é que ela é mediúnica, mas jamais foi ESPIRITA,
outra coisa é que o próprio Deus ficou apagado, ante a exaltação da personalidade do Cristo.



Para encerrar vamos ler o que informa a Revista Espírita de Junho 1868.
A morte do Sr. Bizet, Cura de Sétif / A fome entre os espíritos.

Uma comunicação aceita por Kardec descreve este quadro:

“Encontrei lá em cima muitos desses infelizes, mortos nas torturas da fome, ainda procurando EM VÃO satisfazer a uma NECESSIDADE IMAGINÁRIA, lutando uns contra os outros para arrancar um pedaço de comida que se escondia em suas mãos, dilacerando-se mutuamente e, se posso dizer, se entredevorando; uma cena horrível, pavorosa, ultrapassando tudo quanto a imaginação humana pode conceber de mais desolador!
Muitos desses infelizes me reconheceram, e seu primeiro grito foi: Pão!”.

Comentários de KARDEC
“A quem quer que não conheça a verdadeira constituição do mundo invisível, parecerá estranho que Espíritos, que segundo eles são seres abstratos, imateriais, indefinidos, sem corpo, sejam vítimas dos horrores da fome; mas o espanto cessa quando se sabe que esses mesmos Espíritos são seres como nós; que têm um corpo, fluídico é verdade, mas que não deixa de ser matéria; que, deixando seu invólucro carnal, certos Espíritos continuam a vida terrestre com as mesmas vicissitudes, durante um tempo mais ou menos longo. Isto parece singular, mas é, e a observação nos ensina que tal é a situação dos Espíritos que viveram mais a vida material do que a vida espiritual, situação por vezes terrível, porque a ILUSÃO das necessidades da carne se faz sentir, e se tem todas as angústias de uma NECESSIDADE IMPOSSÍVEL DE SATISFAZER.
[...] Sim, legiões de espíritos continuam a vida corporal com suas torturas e suas angústias. Mas quais? Os que ainda estão muito avassalados à matéria para dela se desprenderem instantaneamente. É uma crueldade do Ser Supremo? Não; é uma lei da Natureza, inerente ao estado de inferioridade dos espíritos e necessária ao seu adiantamento; é uma PROLONGAÇÃO MISTA DA VIDA TERRENA durante alguns dias, alguns meses, alguns anos, conforme o estado moral dos indivíduos.
[...] Aliás, não depende de cada um escapar a essa VIDA INTERMEDIÁRIA, que, francamente, NEM É A VIDA MATERIAL, NEM A VIDA ESPIRITUAL?
“Os espíritas a ela escapam naturalmente, porque, compreendendo o estado do mundo espiritual antes de nele entrar, imediatamente se dão conta de sua situação”.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Vampiros, Dragões, Magos e o Espiritismo.




O sucesso de romances sobre bruxas, magos, vampiros e magia em geral é evidente na literatura, pois tem o poder de conquistar e atrair a atenção de multidões. Basta ver o frenesi que causou a serie Harry Potter seguida agora pela saga Crepúsculo.

Stephenie Meyer autora de Crepúsculo, conta em seu site que a inspiração para o primeiro livro veio em um sonho e não foi diferente com J. R. Rowling autora do Harry Potter que afirma que a trama para o personagem veio em uma inspiração quando fazia o trajeto de trem entre Manchester à Londres. Diz ela: “Eu simplesmente sentei e pensei por quatro horas (trem atrasado), e todos os detalhes borbulharam em minha mente, e aquele garoto de óculos e cabelos pretos que não sabia que era bruxo tornou-se real para mim”.

Quem estuda o espiritismo sabe que estas inspirações não surgem do nada e isto esta bem clara na questão 459 do Livro dos Espíritos. “Os espíritos influem sobre os nossos pensamentos e nossas ações? Resp. - A esse respeito sua influência é maior do que credes porque freqüentemente, são eles que vos dirigem.

Portanto de posse destas informações é preciso aprender a fiscalizar os pensamentos e dar uma direção determinada, um fim nobre e elevado. Uma das coisas que eu faço é a de estar sempre em contato com as idéias e opiniões dos grandes pensadores, lendo, meditando e analisando suas obras.
Por isso minha biblioteca é onde eu me encontro com pensadores como Rousseau, Montesquieu, Descartes, Voltaire, Diderot, e muitos outros Iluministas, Converso francamente com Humberto Mariotti, J. Herculano, J. B. Rhine, William Crookes e mais uma centena que teremos que pular.

Porém a grande maioria que adentra a doutrina espírita entra pela porta das obras espiritualistas, que não convida ao estudo e sim alimenta o pensamento rasteiro da transcendência horizontal.

As pessoas querem é alcançar graças, não querem ter que se esforçarem para superara as dificuldades, o que eles querem é que nos momentos mais difíceis da vida elas olhem para trás e visualize só duas pegadas porque alguém as carregou no colo.

O que a maioria busca é uma receita de bolo, para suas angustias e para suas problemáticas, não querem ter que ficar lendo livros e tentando entender filosofias, querem respostas fáceis e confortáveis, pois sua vida é muito ocupada e estão todos muito atrasados para chegar a lugar algum.

Sua vida atribulada não lhe permite um tempo para si mesmo, o Maximo que consegue é ir ao centro ouvir uma palestra, receber o passe e tomar água fluida, sem analisar com mais profundidade se aquilo é tudo automático ou não, pois não é isso que a preocupa e sim se vai conseguir comprar o celular novo que acabou de sair.

E sua mente esta ocupada de mais com a possibilidade das próximas férias de verão, se vai ir para o sul ou para o nordeste, então esta coisa de ficar estudando e conhecer a si mesmo ficam para mais tarde.

E assim como as gerações que nos antecederam, com suas paixões que as consumiram com seus desejos, ódios, amores e todo o tipo de ambições, repetimos os mesmos erros.
E na procura da receita para fugir de nossa tarefa e responsabilidade individual e intransferível, buscamos a leitura de livros fáceis, que possam dar receitas prontas e flexíveis buscando com isso alívio às suas múltiplas angústias. Mas, nada que comprometa muito, nada que o faça raciocinar em demasia, nada que o obrigue a tomar atitudes éticas mais firmes.

E é por isso que as obras mediúnicas eivadas de controvérsias, muitas delas verdadeiros tratados de tolices, fazem tanto sucesso, pois a superficialidade é o que a maioria busca.


"É urgente que vos ponhais em guarda contra TODAS as publicações de origem suspeita, que parecem, ou vão parecer contrárias a todas as que não tiverem uma atitude franca e clara, e tende como certo que muitas são elaboradas nos campos inimigos do mundo visível ou no invisível, visando a lançar entre vós os fachos da discórdia. Cabe-vos não vos deixar apanhar. Tendes todos os elementos necessários para apreciá-las". (Espírito Erasto, Revista Espírita, 1863, dezembro.)

4 – Parece que algumas pessoas temeram que a qualificação de messias espalhasse sobre a Doutrina um verniz de misticismo.
Para quem conhece a Doutrina, ela é, de ponta a outra, um protesto contra o misticismo, pois tende a reconduzir todas as crenças para o terreno positivo das leis da Natureza. Mas, entre os que não a conhecem, há pessoas para as quais tudo o que sai da humanidade tangível é místico.

Vejo uma grade confusão nas redes socias e comunidades diversas, pessoas que não conhecem a doutrina espírita advogando uma mordenização da doutrina ao lado dos cultos afro-católicos, teosóficos, ocultistas, orientalistas, surgiram mais recentemente os "new age", com seus cristais, pirâmides, cromoterapia, apometria uso comercial da mediunidade, etc e tal, o Espiritismo sofre críticas por não "encampar" essas tendências e se "modernizar".

O que passa despercebida é que os defensores das atualizações são geralmente terapeutas holísticos, que; Não compreende que o Espiritismo não se contém todo ele no campo mediúnico, conquanto este lhe tenha servido de ponto de partida, como se sabe.

Lamento e respeito os tais críticos, mas não posso concordar com eles.
Espiritismo é uma coisa definida, com doutrina definida, com regras-padrão. Se no seu bojo começam a se incluir coisas que nada têm a ver com ele, então deixaria de ser Espiritismo para se tornar uma miscelânea esotérica.

Como afirmou Kardec - "A FORÇA DO ESPIRITISMO ESTÁ EM SUA FILOSOFIA".

O fenômeno por si só não nos levaria a conseqüências profundas, ou seria apenas objeto de observação ou motivo de deslumbramento, sem a formulação filosófica.
Para ser espírita é preciso conhecer o Espiritismo.

E por que não está no fato mediúnico?
Porque o fato prova e convence objetivamente, não há dúvida, porém não elucida os problemas mais graves de nossa vida, por si mesmo, se não tomar a direção filosófica que conduz à inquirição das causas, dos porquês e das conseqüências.

Portanto não é adotando o uso de cromoterapia, aromoterapia, apometria ou quaisquer outras manias que vamos contribuir para o avanço da doutrina.
N a verdade não seria avanço e sim retrocesso, pois todo o trabalho de Kardec foi ao intuito de terminar com o mágico e do maravilhoso e somente quando a maioria entender isso e que não teremos mais os mercadores do mágico e do maravilhoso.

Em quanto isso veremos os adulteradores e os comerciantes de mediunidade dizendo tudo que mais agrada ao seu mercado consumidor.

E o mercado consumidor querendo “reformular e ou mordenizar” a doutrina da qual eles só sabem o a, b, c.
Por isto a Doutrina Espírita segue seu caminho meio que no anonimato, pois não faz milagres, não promete curas, não oferece um lugar especial no céu, à única coisa que oferece e uma escolha: ou ficar no passado apegado ao materialismo dos rituais, dos mitos e da voracidade carnal, ou buscar o espírito e seu poder na espiritualidade pura que a Doutrina oferece.

A finalidade do Espiritismo é libertar o espírito humano do visco da matéria, para que ele possa alçar o vôo da transcendência, é o consolador prometido, mas o consolo espírita não é cantiga de ninar e sim conhecimento da razão e das finalidades da vida.

A própria dureza do mundo atual, com suas atrocidades, sua ganância, sua criminalidade aviltante, mostra-nos que o tempo dos Contos da Carochinha já passou que a Humanidade entrou na fase da madureza e tem de aprender a enfrentar os seus problemas por si mesmos.

Ou é isso, ou vamos continuar no mundo da fantasia com seus Vampiros, Dragões, Magos e todas as encenações teatrais?

Pense nisso.


domingo, 19 de setembro de 2010

O Que é o Espiritismo BAIXAR




"keywords" content= O Que é o Espiritismo BAIXAR,O Que é o Espiritismo BAIXAR,O Que é o Espiritismo BAIXAR,O Que é o Espiritismo BAIXAR,O Que é o Espiritismo BAIXAR,O Que é o Espiritismo BAIXAR,O Que é o Espiritismo BAIXAR,O Que é o Espiritismo BAIXAR,O Que é o Espiritismo BAIXAR,O Que é o Espiritismo BAIXAR

Autor (a): Allan Kardec

Esta obra refere-se às Noções Elementares do Mundo Invisível pelas manifestações dos espíritos contém o resumo dos princípios da Doutrina Espírita e respostas às mais notórias objeções que podem ser apresentadas contra o Espiritismo. Allan Kardec ressalta que o Espiritismo é, ao mesmo tempo, Ciência Experimental e Doutrina Filosófica. Como Ciência Prática, tem a sua essência nas relações que se podem estabelecer com Espíritos. Como Filosofia, compreende todas as conseqüências morais decorrentes dessas relações. Concluindo, Allan Kardec menciona que o Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

http://www.inventecomunicacao.com.br/arquivos/espiritismo2.pdf

Traduções Fraudulentas





Traduções falsas
Carlos de Brito Imbassahy
Niterói (RJ)

Eu havia sido convidado pela Sala Filosofia Espírita do antigo programa TiVejo para fazer um estudo a respeito do livro "A Gênese" de A. Kardec porque fizera um estudo a respeito desta obra para análise perante as novas descobertas astrofísicas.

Cabe-me esclarecer que eu nunca tinha tomado conhecimento das traduções do senhor Guillon Ribeiro referente às obras de Kardec feitas para a Federação Espírita Brasileira, motivo pelo qual eu ignorava o que iria ocorrer.

Segundo dr. Canuto Abreu, as edições francesas mais fiéis a Kardec são as de 1868, ou seja, publicadas no ano anterior a seu desencarne porque teriam sido as últimas revistas pelo mestre.

Dessa maneira, herdando de meu pai, sempre usei a 3ª edição deste livro (A Gênese), impressa pela Librarie Internationale - 15, Boulevard Montmatre da A. Lacroix Éditeurs - Paris - 1868.

Assim, quando fui analisar o ponto que estava sendo estudado, como não dispunha de nenhuma tradução, apelei para a publicação francesa e comecei a ler o item que deveria ser estudado só que ele não coincidia com o que o Sr. Guillon Ribeiro havia traduzido à sua moda, evidentemente.

Todo mundo protestou, alegando que eu é que não estava usando o texto certo. Fiz a conferência, checamos os itens e confirmei que estava lendo rigorosamente o item em estudo. Quando expliquei, todavia, que usava o original francês, todos ficaram pasmos e, com vagar, começamos a verificar que a tradução do Sr. Guillon Ribeiro era uma farsa, porque, naquele capítulo, ele, justamente, eliminava aqueles itens inconvenientes a respeito dos anjos decaídos porque contrariavam a exposição de Roustaing em sua obra.

Já dizem os italianos : "tradutore, traditore", evidentemente, julgando que todo tradutor dá de si muita coisa quanto verte qualquer texto de outro idioma para o seu, mas, fazer o que o Sr. Guillon Ribeiro fez, é um crime, pois, ele, simplesmente mutilou, adulterando a obra escrita pelo codificador a fim de que os textos contrários ao docetismo adotado pela sua editora não fossem feridos pelo pensamento da obra no original.

É de pasmas o cinismo com que isto ocorre e que, até a presente data, ninguém tenha protestado.

Da minha parte, confesso que, até aquela data, eu ignorava que a FEB tivesse editado um livro falsificando o pensamento de Kardec a tal ponto que modificava a obra em questão.

Foi quando, em companhia com o coordenador da sala, ora transferida para o PalTalk, fizemos uma comparação tácita entre a tradução do Sr. Guillon Ribeiro e o original francês que ali estava, descobrindo que os cortes, mutilações e modificações da obra não se resumiam a aqueles textos, mas, a uma porção de outros que também supressos, ou modificados, adulteravam a obra original, impingindo aos leitores brasileiros uma idéia errônea do que, realmente Kardec escrevera.

Bem!

O que me pasma é que, até a presente data ninguém tenha denunciado tal farsa.

Não tem cabimento adulterar os conceitos de Kardec para torná-los adaptáveis à obra de Roustaing. Há que se ter a hombridade de declarar, caso seja este pensamento, que discorda do que Kardec tenha escrito, afinal, ele não é infalível - só o Papa, assim mesmo para os católicos - pois cada qual tem o direito de possuir opinião própria.

Mas, Espiritismo é Kardec - doa a quem doer -, ou seja, o que ele tenha codificado, não só transcrevendo as respostas selecionadas dos Espíritos como ainda a interpretação que ele próprio deu na grande maioria do que escrevera.

Errado ou certo, Espiritismo é Kardec e disso não se pode fugir. Não, mudemos, pois, a Codificação.

Carlos de Brito Imbassahy - Niterói (RJ)

TAGS"KEYWORDS"content=Traduções Fraudulentas,Traduções Fraudulentas,Traduções Fraudulentas,Traduções Fraudulentas,Traduções Fraudulentas,Traduções Fraudulentas,Traduções Fraudulentas,Traduções Fraudulentas

A História do Café da Manhã