Sob o Crivo da Razão 1 Titulo

Assuntos diversos sob o crivo da razão.

Escolha seu caminho misticismo ou razão 2 Titulo

Variada pesquisa ao seu dispor videos, artigos e palestras .

Cientistas Espiritas 3 Titulo

Descubra aqui os ciêntistas que pesquisaram a doutrina espirita, e poste suas dúvidas.

Descubra o pensamento Liberal Espirita 4 Titulo

Neste espaço você vai entender porque a doutrina espirita é inconciliável com o socialismo.

Debates e crítica literária espirita 5 Titulo

Um espaço para o contraditorio, onde colocamos em dúvidas muitas questões tidas como doutrinarias.

Pesquisar este blog

Seguidores

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mensagens espiritas






SAUDADES DE KARDEC
E ali não mais do que de repente surge aquele ser de estatura média. Compleição forte, com uma cabeça grande, redonda, maciça, feições bem marcadas, olhos pardos, claros, mais se assemelhando a um alemão do que a um francês.

E afirma antes que eu pergunte.

Sou um estrangeiro, e há na vida do estrangeiro uma solidão pesada e um isolamento doloroso.

Sou um estrangeiro para os espíritas que não compreenderam que a promessa evangélica do Consolador se cumpre na Doutrina Espírita de maneira positiva e não através de cantigas de ninar, de palavrório anestesiante.

Quando as pessoas lêem minhas obras, elas não compreendem seu conteúdo. Quando as pessoas debatem sobre meus escritos, elas concluem sem refletir. Todos se dizem espíritas, mas eu permaneço desconhecido e oculto, envolto no silêncio, esmagado pela mistificação esquecido pela preguiça mental.

Mas, sua presença denuncia ser ele um homem: Ativo e persistente, mas de temperamento calmo, cauteloso, objetivo até quase à frieza, cético por natureza e educação, argumentador lógico e preciso, eminentemente prático em pensamento e ação, que era ao mesmo tempo imune ao misticismo e ao entusiasmo.

Antes que ele retorna-se a palavra afirmei, mas como assim, a espiritualidade nunca foi tão debatida como agora, são livros e mais livros, filmes e até mesmo novelas, e existem debates na internet sobre mediunidade, reencarnação e etc.

Eu sou um estrangeiro nestas horas mais ainda do que nos outros, quando os que não estudam a doutrina, aplaudem aqueles que não conseguiram entender que o espiritismo estabelece um método seguro de prevenção das mistificações, para superar aquele espiritualismo infuso e confuso do passado, estabelecendo uma linha racional de espiritualidade.

Eu sou um estrangeiro neste mundo que não entendeu que doutrina não se aprende lendo romances, que a opinião de um médium ou espírito seja qual for sua categoria não é um principio doutrinário.

Eu sou um estrangeiro para os sectários da superstição e do maravilhoso que preferem acreditar que caiu a panela, foi um espírito, o telefone tocou e parou, foi um espírito brincalhão, briga na família, é espírito obsessor, um chefe difícil é carma passados.

Eu sou um estrangeiro para aqueles que não sabem que o consolo espírita se da através do conhecimento da razão e das finalidades da vida porquê só o conhecimento real, o encontro com a verdade pode dar ao espírito a consolação necessária.
E vou continuar um estrangeiro para todos aqueles que não reconhecem que fui codificador de uma doutrina e não o fundador de uma nova religião.

Em fim não sou verme, não sou besta, não sou cisco sou apenas um estrangeiro, nem pulga do leão eu fui, apenas um mero estrangeiro, e assim ficarei ainda por longo tempo.

Francisco Amado

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ESTUDOS BÍBLICOS








A Bíblia um Livro de Origem Mediúnica.

Sem dúvida que os religiosos literais ficaram escandalizados com esta afirmação, mas, terão que reler a Bíblia, pois, esta afirmação está lá.
São fatos registrados na própria Bíblia que denuncia ser este, um livro cheio de fenômenos mediúnicos.

A verdade é que aqueles que adoram gritar de Bíblia em punho, que a reencarnação na tem bases Bíblicas e nem a sobrevivência da alma, na verdade não conhecem uma coisa nem outra.
Ignoram o que seja a Bíblia e não fazem à mínima noção do que seja Doutrina Espírita, prova é que confunde espiritismo com todos os ramos espiritualistas.

Todo espírita é espiritualista, mas nem todo espiritualista é espírita.

O que encontramos na Bíblia? Temos materialização de espíritos, levitação, clarividência e todos os fenômenos estudados pela doutrina espírita, e classificados posteriormente pela ciência parapsicológica.

Entretanto quem declarou que a Bíblia é de origem Mediúnica foi o apóstolo Paulo. Atos;7:53 Vós que recebestes a lei por ministério de anjos. Confirmado em Hebreus 1:14 Não são todos eles espíritos ministradores enviados para serviço.

O que é um fenômeno mediúnico?
A mediunidade é o nome atribuído a uma capacidade humana que permite uma comunicação entre homens e espíritos. Ela se manifestaria independente de religiões, de forma mais ou menos intensa em todos os indivíduos.
Assim, um espírito que deseja comunicar-se entra em contato com a mente do médium e, por esse meio, se comunica oralmente (psicofonia), pela escrita (psicografia), ou ainda se faz visível ao médium (vidência).

Vamos aos fenômenos mediúnicos Deuteronômio cap. 4 :22 a 31 aqui temos ectoplasma (Materialização) “no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridade”.
Este fenômeno foi estudado por William Crooks quando fotografou a materialização do espírito de Katin King, por um período de 3 anos ele documentou seu estudo com 44 fotografias.

Atos 8:26 e 29 Então disseram o espírito a Felipe aproxima-se deste carro e acompanha-o
Daniel 5:5 No mesmo instante apareceu uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte.
Atos 12:7 Eis, porem que sobreveio um anjo do senhor, e uma luz iluminou a prisão.
O que temos aqui nestas passagens vidência, psicofonia e materialização.

Mas o que salta ao olhos é que os espíritos eram considerados anjos, como hoje são considerados santos. Entretanto são apenas espíritos, os mesmos espíritos como os que provocaram uma onda de fenômenos que acabou por dar origem à ciência espírita..

Na verdade, nem anjos, nem demônios muito menos santos, apenas espíritos.

As maiorias das pessoas não conhecem a Bíblia através de uma leitura crítica, mas apenas pela interpretação de terceiros, e são levadas a acreditar em todo tipo de interpretação esdrúxula e aceitam sem cogitar de sua veracidade.

O que é a Doutrina Espírita?
O Espiritismo é a ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.
Não é nem pretende ser uma religião social, visto que não disputa lugar entre as igrejas e seitas e muito menos adeptos, vem apenas auxiliar as religiões na obra de espiritualização dos homens.
Pois, a finalidade das religiões é arrancar o homem da animalidade e leva-lo á moralidade.Nisto que a doutrina espírita vem contribuir com seus estudos e suas pesquisas sobre a mediunidade.

Todavia muito antes de Kardec escrever os livros dos médiuns, a Bíblia já ensinava como
Proceder em uma reunião Espírita. ( I corintios cap.14 a 15).
Clarividência na Bíblia encontra-se em (Ezequiel cap.22 v.8), mais adiante levitação (Ezequiel cap.3 v. 14 e 15).
Materialização e Escrita direta se encontram em (Daniel cap.5 v.4,5 e 6).
A Doutrina Espírita foi a primeira a estudar todos os eventos mediúnicos que aparecem por toda a Bíblia, os quais ocorrem por toda a história da civilização, e que foram classificados hora por sobrenaturais, hora por obra do demônio.

Cabia ao espiritismo como doutrina cientifica e filosófica, revelar que não existem anjos e nem demônios, e que o sobrenatural era apenas a ignorância de certas leis até então desconhecidas.

Mas, e a proibição de evocar os mortos? Esta proibição por si já é a prova que os espíritos poderiam se comunicar, pois como proibir algo que não existe?
( Deuteronômio cap.18 ), o que a bíblia condena, também o espiritismo condena.
O Evangelho Segundo o Espiritismo “Não soliciteis milagres nem prodígios ao Espiritismo porque ele declara formalmente que não os produz”.

Todavia vamos indo mais adiante, se existia a proibição de evocar os mortos que são espíritos como na (1 epistola de João cap4 v1a) recomendação é a seguinte; “Amados não deis credito a qualquer espírito: antes, provai os espíritos se procedem de Deus”.
Porque esta recomendação se existia uma proibição de consultar os mortos?

Em a Gênese, e em O Livro dos Espíritos, Kardec esclarece que a finalidade da prática espírita é moralizar os homens e os povos। E quem conhece o Espiritismo sabe que todo o interesse pessoal, particular, é rigorosamente condenado. Adivinhações, agouros, feitiçaria, encantamentos, consultas interesseiras, são praticas de magia antiga, que Moisés condenou, como o Espiritismo condena hoje.


Na verdade, é que aqueles que declaram de bíblia em punho, que o espiritismo é condenado na bíblia, não conhecem uma coisa nem outra, pois existe uma diferença enorme entre a capacidade de reconhecer palavras, e a capacidade de ler compreensivamente.
O que se percebe com facilidade é a multiplicação de seitas forjadas por videntes e profetas de ultima hora ungidos pelo Deus mamon, na sua maioria leigos, que se apresentam como missionários de olhos mais voltados para os bens terrenos do que para os tesouros do Céu.
São miopes conduzindo cegos para o precipício da ignorância e do fanatismo, no qual fatalmente cairão.
O que todos devem ter em mente é que quando não existe questionamento e crítica, quando não há debate transparente, certamente haverá dominação, ignorância, apatia e graves entraves à autonomia da razão humana e ao desenvolvimento espiritual da humanidade.

Francisco Amado

terça-feira, 22 de maio de 2012

Os Animais e o Espiritismo


Os Animais e o Espiritismo

Já fomos animais?

Kardec perguntou ao Espírito da Verdade sobre os animais vivendo em mundos superiores. A resposta dizia que, neles, os animais continuam a ser submissos aos humanos como servidores inteligentes.
Por mais evoluído que seja algum animal, não é superior a qualquer ser humano. Se existir alguma espécie superior, com certeza se seguirá à fase humana, mas, neste caso, já não seria mais animal e sim estaria em outro estágio supra-humano.

Principio Vital (não confundir com vitalidade)

61. Há uma diferença entre a matéria dos corpos orgânicos e a dos inorgânicos?

– A matéria é sempre a mesma, mas nos corpos orgânicos está animalizada.

62. Qual é a causa da animalização da matéria?

– Sua união com o princípio vital.

63. O princípio vital é um agente particular ou é apenas uma propriedade da matéria organizada? Numa palavra, é um efeito ou uma causa?

– Uma e outra. A vida é um efeito produzido pela ação de um agente sobre a matéria. Esse agente, sem a matéria, não é vida, do mesmo modo que a matéria não pode viver sem esse agente. O princípio vital dá a vida a todos os seres que o absorvem e assimilam.

65 .O princípio vital reside em algum dos corpos que conhecemos?

– Tem sua fonte no fluido universal. É o que chamais fluido magnético ou fluido elétrico animalizado. Ele é o intermediário, o elo entre o Espírito e a matéria.

Assim sendo sua fonte está na mesma fonte da Matéria distribuida por todo o Universo Material; o Fluido Cósmico Universal ou FCU.

Principio Inteligente

2. Qual é a fonte da inteligência?

– Já o dissemos: a inteligência universal.

73. O instinto é independente da inteligência?

– Não, precisamente, mas ele é uma espécie de inteligência. O instinto é uma inteligência não-racional. É por meio dele que todos os seres provêm as suas necessidades.

Portanto, é também universal a fonte, assim como o FCU.

Espírito

79. Uma vez que há dois elementos gerais no universo: o inteligente e o material, pode-se dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente, como os corpos inertes são formados do elemento material?

– É evidente. Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material. A época e o modo dessa formação é que são desconhecidos.

Fica claro que o Espírito é a individualização do Princípio Inteligente, ou PI.
Temos as Plantas, que são formadas pelo elemento material com sua união com o PV ou Princípio Vital.

Temos os Animais, que são formados pelo elemento material com sua união com o PV e ainda unido ao PI ou Princípio Inteligente:

606. De onde os animais tiram o princípio inteligente que constitui a espécie particular de alma, da qual são dotados?

– Do elemento inteligente universal.

Portanto, da mesma fonte:

606. A inteligência do homem e a dos animais vêm de um princípio único?

– Sem dúvida. Mas no homem ela recebeu uma elaboração que o eleva acima do animal.

Portanto afirmar que já fomos animais não é exato.
Mas dizer que o Espírito já foi um Princípio Inteligente é.

Seguindo nesta linha de esclarecimento chagamos a questão.
607 . Assim, pode-se considerar que a alma teria sido o princípio inteligente dos seres inferiores da Criação?

– Não dissemos que tudo se encadeia na natureza e tende à unidade? É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio inteligente se elabora, individualiza-se pouco a pouco e ensaia para a vida, como já dissemos.
É, de algum modo, um trabalho preparatório, como a germinação, em que o princípio inteligente sofre uma transformação e torna-se Espírito.
É então que começa o período da humanização e com ela a consciência de seu futuro, a distinção entre o bem e o mal e a responsabilidade de seus atos.
Assim como depois da infância vem a adolescência, depois a juventude e, enfim, a idade adulta. Não há, além disso, nessa origem nada que deva humilhar o homem.

610. Os Espíritos que disseram que o homem é um ser à parte na ordem da Criação estão enganados?

– Não; mas a questão não foi explicada e, aliás, há coisas que só a seu tempo podem ser esclarecidas. O homem é, de fato, um ser à parte, uma vez que tem faculdades que o distinguem de todos os outros e tem outra destinação. A espécie humana é a que Deus escolheu para a encarnação dos seres que podem conhecê-lo.

Mais adiante encontramos um artigo na web que resumo esta parte.
Neste ponto existem duas teorias:

Uma defende que esse princípio inteligente reencarna sempre enquanto animal, mantendo-se assim por toda a eternidade.

Outra defende que esse princípio inteligente vai evoluindo ao longo de milhões de anos até que chegará ao estado hominídeo, começando então a ganhar consciência de si próprio e dando os primeiros passos no grau de evolução onde nos encontramos.

A primeira teoria merece todo o nosso respeito, bem como as pessoas que a defendem, no entanto para nós não faz sentido que Deus tenha criado seres inferiores para permanecerem nessa situação eternamente, essa possibilidade não condiz com o conceito de Deus infinitamente justo, mais, no ultimo parágrafo da resposta 540 de O Livro dos Espíritos pode ler-se uma passagem que parece apontar nesse sentido: “(…) tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo. Admirável lei de harmonia, que o vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto!”

A resposta para esta duvida esta no próprio livro em uma questão adiante.

591. Nos mundos superiores, as plantas são de natureza mais perfeita, como os
outros seres?
“Tudo é mais perfeito. As plantas, porém, são sempre plantas, como os animais
sempre animais e os homens sempre homens.”

Outra coisa um átomo não pode evoluir ao nível de espirito puro.
E por quê? Porque o espírito é imaterial, enquanto o átomo é matéria essencial.
Isso significaria dizer que o espírito surge a partir da matéria e sabemos que não é isso o que a doutrina nos explica.

Como essa afirmação "ipisis literis" é um absurdo, seu significado como argumento pela evolução de todos os seres cai por terra. Há um outro significado, que só pode ser compreendido se dissociado de paixões e atavismos:

Átomos evoluem para moléculas mais complexas, plantas evoluem para plantas mais complexas, animais evoluem para animais mais complexos e espíritos evoluem ao estado de Pureza.

Em resumo: a afirmação estaria dizendo que átomos E arcanjos evoluem (do átomo ao arcanjo, tudo evolui).

Voltamos para LE
604. Os animais, mesmo aperfeiçoados nos mundos superiores, sendo sempre interiores aos homens, disso resultariam que Deus tivesse criado seres intelectuais perpetuamente votados à inferioridade, o que parece em desacordo com a unidade de vistas e de progresso que se assinalam em todas as suas obras?
— Tudo se encadeia na Natureza por liames que não podeis ainda perceber, e as coisas aparentemente mais disparatadas têm pontos de contato que o homem jamais chegará a compreender no seu estado atual. Pode entrevê-los por um esforço de sua inteligência, mas somente quando essa inteligência tiver atingido todo o seu desenvolvimento e se libertado dos prejuízos do orgulho e da ignorância poderá ver claramente na obra de Deus. Até lá suas idéias limitadas lhe farão ver as coisas de um ponto de vista mesquinho. Sabei que Deus não pode contradizer-se e que tudo, na Natureza, se harmoniza através de leis gerais que jamais se afastam da sublime sabedoria do Criador.
Bem e para finalizar fica a pergunta. Supondo que o homem venha evoluindo do animal em que parte do caminho ele perdeu o AMOR ABSOLUTO que é atributo de todo cão? Isto seria evoluir?


Concluindo.
A verdadeira doutrina espírita está no ensino dos Espíritos.
“Os conhecimentos que esse ensino encerra são demasiado sérios para serem adquiridos sem um estudo profundo e continuado, feito no silêncio e no recolhimento”.

Sobre animais nos planos espirituais.

Existem Animais no Mundo Espiritual ?

Herculano Pires comentando sobre esta afirmação: "Espíritos errantes são os que aguardam nova encarnação terrena (humana) mesmo que já estejam bastante elevados. São errantes porque estão na erraticidade, não se tendo ainda fixado em plano superior. Os espíritos de animais, mesmo dos animais superiores, não tem essa condição. Ler na Revista Espírita, no. 7 de julho de 1860, as comunicações do Espírito de Charlet e a crítica de Kardec a respeito."
É impossível, visto que os animais só possuem o instinto e não possuem o livre arbítrio (só os homens a possuem). E se eles não possuem o livre arbítrio, depois da morte física, não podem analisar seus erros e acertos, não podem sofrer penas nem gozos por não terem consciências de seus atos praticados no mundo físico, e nada mais justo que devolvê-los rapidamente ao mundo físico, seja em um planeta ou outro para que continuem sua evolução até chegarem ao estado hominal, donde daí para frente possuirão livre-arbítrio e sofrerão as penas e gozos do mundo espiritual.
Livro dos Médiuns, Cap. XXV, item 283, item 36 a 37.
283. Evocação de animais:
36. Pode-se evocar o Espírito de um animal?
- O princípio inteligente que animava o animal fica em estado latente após a morte. Os Espíritos encarregados desse trabalho imediatamente o utilizam para animar outros seres, através dos quais continuará o processo da sua elaboração. Assim, no mundo dos Espíritos não há Espíritos errantes de animais, mas somente Espíritos humanos. Isto responde a vossa pergunta.
37. Como se explica então que certas pessoas tenham evocado animais e recebido respostas?
- Evoque um rochedo e ele responderá. Há sempre uma multidão de Espíritos prontos a falar sobre tudo.
Livro dos Espíritos, Cap. XI, Item II, perguntas 598 a 600.
598. A alma dos animais conserva após a morte sua individualidade e a consciência de si mesma?
- Sua individualidade sim, mas não a consciência de si mesma. A vida inteligente permanece em estado latente.
599. A alma dos animais pode escolher a espécie em que prefira encarnar-se? - Não; ela não tem o livre-arbítrio.
600. A alma do animal, sobrevivendo ao corpo fica num estado errante como a do homem após a morte?
- Fica numa espécie de erraticidade, pois não está unida a um corpo. Mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade: o dos animais não tem a mesma faculdade. E a consciência de si mesmo que constitui o atributo principal do Espírito. O Espírito do animal é classificado, após a morte, pelos Espíritos incumbidos disso e utilizado quase imediatamente: não dispõe de tempo para se por em relação com outras criaturas.
Revista Espírita, janeiro de 1861, Allan Kardec:
“Sabe-se que não há Espíritos de animais errantes no mundo invisível e que, conseqüentemente, não pode haver aparições de animais, salvo o caso em que um Espírito fizesse surgir uma aparência desse gênero, com um objetivo determinado, o que não passaria, sempre, de uma aparência, e não o Espírito real de tal ou qual animal. O fato das aparições é incontestável, mas é preciso guardar-se de as ver em toda parte e de tomar como tais o jogo de certas imaginações facilmente exaltáveis, ou a visão retrospectiva das imagens estampadas no cérebro.”


A História do Café da Manhã