Pesquisar este blog

Seguidores

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Espiritismo sem Deus




TAGS: Espiritismo sem Deus,Espiritismo sem Deus,Espiritismo sem Deus,Espiritismo sem Deus,Espiritismo sem Deus,Espiritismo sem Deus,Espiritismo sem Deus

Curioso como as pessoas são extremamente criativas, quando se trata de construir falácias a respeito de um assunto para defender suas opiniões equivocadas.
E porque eu digo equivocada? Simples, pois se não fosse não seria preciso faltar com a verdade, a tempo atrás encontrei uma entrevista que é atribuída a Chico Xavier onde o titulo é, espiritismo sem Jesus.

Depois de ler a entrevista eu respondi ponto por ponto e postei em meu site neste endereço, http://ensinoespirita.blogspot.com/2010/01/espiritismo-e-uma-religiao.html, entretanto como sou um ser curioso fui procurar a fonte.

Para quem ele concedeu tal entrevista? Já que ela esta espalhada por diversas páginas na web, e em todas sem a fonte. Tal qual a noticia aura de Chico aonde um certo engenheiro da NASA veio pesquisar a aura do Chico, só que nada de fonte, nada de engenheiro, nada de dia, método e etc. somente LENDA.

Mas retornando o assunto da entrevista, depois de pesquisar mais um pouco encontrei uma fonte, um livro onde consta uma coletânea de entrevista que Chico Xavier concedeu, adquiri o livro, e procurei a dita entrevista, e para minha surpresa NADA.
Talvez o leitor esteja curioso, mas o que diz a entrevista? Vou postar aqui uma pequena parte.
Pergunta – Chico estão querendo separar a parte científica, filosófica e religiosa da Doutrina, dizendo que o Espiritismo não é religião, isto é, estão querendo tirar Jesus do Espiritismo. O que você acha de tudo isso?
A resposta não se fez esperar:
- Se tirarmos Jesus do Espiritismo, vira comédia. Se tirarmos Religião do Espiritismo, vira um negócio. A Doutrina Espírita é ciência, filosofia e religião. Se tirarmos a religião, o que é que fica?

Bem o que temos segundo o kit de detecção de fantasias mediúnicas e a falácia conhecida como: “Argumento de autoridade”, tipo de argumento que se baseia na autoridade de quem fala e não na lógica. Exemplo: “Quem me disse que beber água faz mal foi o Sr.Luís, deputado federal, então só pode ser verdade.” ou “Se o pajé mandou não dar remédios às crianças e esperar os espíritos curarem elas, então é certo. O pajé não erra.”

Ou seja, usaram as costas largas de Chico para propagar uma falácia que tem nome.
"Falácia do Espantalho". Trata-se de construir uma versão distorcida da idéia que se quer atacar, torná-la mais frágil, e então refutá-la e ridicularizá-la, dando a impressão que se "destruiu" as idéias do adversário, quando na verdade, se atacou apenas uma versão deturpada, "espantalho", dela.

Mas tem algo que eu gostaria muito de saber.
Quem disse?
Quando disse?
Onde disse?
Que querem tirar Jesus da doutrina?
Para esta pergunta ninguém sabe a resposta, mas, sabem propagar esta mentira.
Agora vamos analisar a pergunta feita a Chico.
“estão querendo separar a parte científica, filosófica e religiosa da Doutrina, dizendo que o Espiritismo não é religião, isto é, estão querendo tirar Jesus do Espiritismo”.

Qualquer pessoa que tenha dois neurônios sadios sabe que não tem nem um nexo associar Jesus a religião, seja ela católica, evangélica ou espírita.

O que consegui perceber nas diversas discussões e debates em comunidades espíritas, nas diversas páginas na web, conversando com as pessoas nas sociedades espíritas e acompanhando há anos os jornais espíritas?

Primeiro que o próprio Deus ficou apagado, ante a exaltação da personalidade do Cristo.
Segundo que Kardec também esta sendo apagando frente à exaltação da personalidade de Chico, na verdade Kardec esta sendo varrido da doutrina espírita.
Visto que a grande maioria acredita que é Kardec que tem que se adequar, ao que diz este ou aquele espírito na obra mediúnica de sua preferência, e não ao contrário.

Jesus não fundou nem uma religião e Kardec da mesma forma não criou nem uma religião e deixa isto bem claro nas obras básicas, que a maioria nem sabe se é algo de comer ou de beber.
Neste contexto quando se fala que temos que estudar a doutrina, pois sem a formação doutrinária, não teremos um movimento espírita coeso e coerente. E, sem coesão e coerência, não teremos Espiritismo.

Ai logo vem a perola, “isto é coisa da ala rançosa que tem como tendência à elitização da doutrina.” Que a doutrina tem que estar entre o povo e bla-bla-bla, mas a questão é a seguinte, o Brasil tem 191,5 milhões de habitantes deste apenas 1,3% se diz espírita, o que seria mais ou menos, um pouco mais que nada.
Porque um pouco mais que nada, porque com certeza esta inserido neste numero espiritualistas de todas as categorias e disto resulta, um pouco mais que nada.

Ninguém tem proposta para elitizar a doutrina mas, Kardec quando prevê em Obras Póstumas que a ultima aristocracia ele teoriza que seria a aristocracia intelecto-moral.
Que nada mais é do que a reunião das duas faculdades, inteligência e moralidade.

Mas fica a pergunta quem não quer o melhor?
Quem não quer ser da elite?
Desde quando participar de um grupo de elite é pejorativo e separatista?
A verdade é que a penúria intelectual é universal, não se restringe a doutrina espírita, pois no Brasil estima-se que aproximadamente 75% da população não sabem ler ou escrever e interpretar textos longos.

São os analfabetos funcionais e para estes a preferência é uma leitura mais light, descomprometida tipo superficial com estórias onde o mal briga com o bem e oferece uma receita de bolo para suas angústias.

Mas assim, nada que tenha que raciocinar em demasia, ou tomar atitudes mais éticas ou firmes são flexíveis, na segunda eu tomo um passe uma água fluidificada, na quinta eu consulto com o exu que é mais forte e no domingo eu vou à missa.

E neste contexto vemos que Deus está apagado da doutrina ante a exaltação de Jesus e Kardec é uma quinquilharia, ante a exaltação da personalidade de Chico Xavier.

Ninguém quer tirar Jesus da doutrina, o que não se quer é à volta ao Teocentrismo que está escancaradamente visível no movimento religioso espírita.

Caso você queira baixar O kit de detecção de fantasias mediunicas
http://issuu.com/jconexao/docs/o_kit_de_detec__o_de_fantasias_mediunicas

E por favor, clique onde diz comentário e deixe o seu ponto de vista sobre o assunto.

3 comentários:

COMO ELES IRIAM TIRA JESUS DO ESPIRITISMO SE ELE NUNCA ESTEVE NELE?...POIS A DOUTRINA DO ESPIRITISMO É TOTALMENTE CONTRARIA AOS ENSINAMENTOS DE JESUS CRISTO ..RESUMINDO A BIBLIA SAGRADA.

Sr anônimo.

As unicas pessoas que andam no anonimato são as que devem alguma coisa.
O sr deve algo?

Tiraram Jesus e agora idolatram Chico Xavier.
-
Religião não é mesma coisa que MORAL.

A História do Café da Manhã