Pesquisar este blog

Seguidores

sexta-feira, 11 de junho de 2010

ONU, IRÃ, BRASIL





Tags: brasil, categoria, conselho de segurança, diplomacia, fiasco, irã, isolamento, lula, onu, presidente, vitória de pirro

ONU, IRÃ, BRASIL
A aprovação das sanções contra o Irã já eram esperadas por todos há muito tempo. Com “todos” quero me referir a todos os países dotados de pessoas sérias em suas administrações. Para as Repúblicas das Bananas de plantão, havia uma esperança de que as sanções não fossem aprovadas pois eram contra a vontade do “Grande Líder”.

Em mais uma demonstração de uma abordagem diplomática equivocada, o Brasil encampou as esperanças do Irã e defendeu com unhas e dentes o direito da nação persa de mentir descaradamente. Se você é um “lulista”; sinto dizer que apesar de seus estertores e do que toda a propaganda governamental se esforça para fazer você acreditar; o Brasil está isolado internacionalmente e agora passa a ser extremamente mal visto na área dos grandes interesses internacionais.

Para que o leitor entenda a gravidade do equívoco estratégico a que se resume o desastre diplomático brasileiro, um dos representantes estrangeiros no Conselho de Segurança da ONU soltou a grande frase sobre nossas aspirações megalomaníacas: “Se o Brasil quer ser levado a sério internacionalmente e no Conselho de Segurança; deve começar a defender os países que seguem as regras e as leis internacionais e não os que as violam e tentam contorná-las”.

Essa declaração não contém, apenas a síntese do fiasco do apoio ao Irã. Ela encerra uma mostra das ações equivocadas que nossa diplomacia adotou na Era Lula. O Brasil apoiou ditadores africanos, absteve-se na votação de sanções a radicais árabes, apoiou um intolerante egípcio (que declarou queimar livros contrários ao Islã) para a chefia da UNESCO (em detrimento de um brasileiro), declarou a China como economia de mercado em troca de apoio chinês (que não veio) para ocupar uma cadeira definitiva no conselho, apoiou o radicalismo em Honduras (também foi isolado e humilhado diplomaticamente) e outros desastres dos quais não me lembro agora.

Continua aqui

http://www.visaopanoramica.com/2010/06/10/onu-ir-brasil-e-a-verdadeira-vitria-da-categoria-de-pirro/

0 comentários:

A História do Café da Manhã