Pesquisar este blog

Seguidores

sábado, 21 de maio de 2011

Recado aos Espiritas




Recado aos Espiritas.



“Programa “No Limiar do Amanhã” – um desafio no espaço.

Nosso desafio de hoje é dirigido aos espíritas: um desafio em família. Queremos que vocês, espíritas, que ouvem o nosso programa, examinem a posição que assumiram no movimento espírita. Porque motivos se tornaram espíritas? O que pensaram encontrar no Espiritismo? O que [vocês] têm feito para verificar se a posição tomada está certa? O que entendem vocês por “Espiritismo”?

Essas questões são de uma importância vital nessa fase de transição da vida terrena. Os que entraram no Espiritismo pensando ter encontrado a religião certa e verdadeira, por acaso se esforçaram por compreender a doutrina, compreender a posição do Espiritismo em face do Cristianismo e das diversas religiões cristãs? Ou se acomodaram como bem aventurados e escolhidos de Deus, criaturas privilegiadas que [só] teriam uma coisa a fazer: esperar a proteção espiritual na Terra e depois da morte a recompensa devida no [mundo] espiritual?

Vocês, amigos ouvintes, que entraram no Espiritismo pela mão do sofrimento, arcados ao peso da dor, encontraram a cura desejada, a alegria íntima, o reconforto? Estão alegres e pensam que Deus se alegra com isso?

Pedem todos os dias ajuda aos guias [espirituais] e dão esmolas de vez em quando como quem paga uma conta feita em prestações?

Já vos passou pela mente que o Espiritismo, conforme os Espíritos ensinaram a Kardec, tem por objetivo transformar o mundo, afastar da Terra o egoísmo, esse monstro insaciável que devora os corações? [...] Não vos passou pela mente que o Espiritismo é uma guerra de todos os dias, de todas as horas, de todos os minutos contra a ignorância, a maldade, a ganância, a maledicência, a exploração do próximo?

Vocês estão buscando novidades, ávidos de revelações, saber mais e mais coisas sobre a vida espiritual, sobre as encarnações anteriores, buscando abrigo entre os espíritos que se dizem capazes de resolver todos os vossos problemas?

Vós estais fazendo do Espiritismo uma seita religiosa, eivada de superstições? Ninguém vos disse que as atitudes místicas, a santidade fingida, o medo de viver a vida como ela é, a voz macia disfarçando o fermento do ódio do coração, as palavras doces escondendo as intenções agressivas são elementos negativos que vos impedem de compreender o Espiritismo?

Que pensais da Doutrina? Que ela veio ao mundo para dar cobertura à nossa indolência, à nossa preguiça mental?

Examine amigo ouvinte. Examine enquanto é tempo a sua posição no Espiritismo. Se você não for livre do medo, livre de compromissos impostos pelo medo, livre dos resíduos supersticiosos da sua formação religiosa, você não estará em condições de ser espírita. [Isso] porque o Espiritismo só aceita a fé racional, a fé que não se apóia apenas no sentimento, mas, sobretudo na razão.

Os princípios espíritas lhe dão o conhecimento das Leis de Deus. E as Leis de Deus são as que governam toda a natureza, desde a matéria bruta até a consciência humana.

O Espiritismo é a mensagem do Espírito da Verdade que vem completar o ensino do Cristo, esclarecer o que ele só disse em figuras, traduzir as alegorias à luz do raciocínio. Realizando essa obra imensa ele transforma a Terra. Mas a transformação do mundo começa no coração do homem. Quem fizer do Espiritismo uma nova seita salvacionista, buscando apenas a sua salvação pessoal está traindo a Doutrina e enganando-se a si mesmo.

Estude amigo ouvinte! Estude a sério, de maneira metódica, sistemática. Você está no Espiritismo para esclarecer-se e esclarecer os outros. Desenvolva a sua capacidade de raciocinar. E não se entregue por covardia e por egoísmo às mistificações dos espíritos enganadores que prometem revelar novidades aos que nem sequer aprenderam ainda os princípios fundamentais da Revelação Espírita.”


TAGS:"keywords"content=" Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas, Recado aos Espiritas

0 comentários:

A História do Café da Manhã