Pesquisar este blog

Seguidores

domingo, 13 de fevereiro de 2011

República dos Espíritos.






A grande maioria quando entre na web página república dos espíritos pensa que a página tem este nome por se tratar de uma página que aborda o tema Doutrina Espírita.

Mas não caro leitor não é isso, minha inspiração veio da obra de Platão.
República, a obra fundamental de Platão sobre o assunto, traça o seu estado ideal, o reino do espírito, da razão, dos filósofos, em chocante contraste com os estados e a política deste mundo.

Assunto que é abordado em Obras Póstumas, mas, negligenciado por quase todos os espíritas, na verdade é quase um pecado abordar tal tema nas comunidades e quem o faz é criticado pela maioria.

Se aplicando neste contexto, a Espiral do Silencio.
A idéia central desta teoria situa-se na possibilidade de que os agentes sociais possam ser isolados de seus grupos de convívio caso expressem publicamente opiniões diferentes daquelas que o grupo considere como opiniões dominantes.

Portanto para não ficar isolada a pessoa não expressa sua opinião, a fim de ficar bem com a maioria, o que definitivamente não vem a ser meu caso.

Quando participava do Yahoo Perguntas e Respostas fizeram uma grande campanha de denuncias do meu perfil que vez o Yahoo suspender minha conta e me expulsar, o mesmo acontece no Orkut onde já fui expulso de mais de 8 comunidades espíritas.

Sendo que em uma delas o proprietário foi fazer campanha difamatória com os donos de outras comunidades, afirmando que eu era pessoa perigosa que mantinha um site que ataca as obras de Chico Xavier.

Esta é a técnica da Espiral do Silencio.

Mas dando continuidade ao assunto, em Obras Póstumas Kardec fala das Aristocracias.
Aristocracia vem do grego aristos, o melhor, e Kratus, poder: a aristocracia, em sua acepção literária, significa, pois: Poder dos melhores.

Pontos de vista
Aristóteles chegou a afirmar que a aristocracia é o poder confiado aos melhores cidadãos, sem distinções de nascimento ou riqueza.
Em Platão, o termo aristocracia se funda na virtude e na sabedoria. Caberia, portanto, aos sábios, aos melhores, enfim, dirigir o Estado no rumo do verdadeiro bem.
Em Do contrato social, Jean-Jacques Rousseau define como aristocracia, um governo no qual são magistrados mais do que um cidadão, e menos do que metade de todos eles; um número de magistrados maior que a metade, uma democracia; e o governo no qual há um magistrado único, do qual todos os outros recebem o poder, uma monarquia.

Bem mas como no meio espírita se aplica a Espiral do Silencio inexistem quaisquer análises dos problemas sociais, econômicos, políticos, do meio-ambiente, da justiça, à luz do Espiritismo.
E esquecemos que Kardec já tinha lançado a teoria da aristocracia intelecto-moral a qual não vou apresentar aqui, mas vou deixar para os interessados buscar e estudar.
Todavia a doutrina só vai demarcar realmente uma nova era para humanidade quando parar de fugir do debate dos problemas sociais, o que eu tenho feito isoladamente, com vídeos, com artigos e agora com um novo site.

Já no inicio do ano tivemos a tragédia do RJ onde mais de 800 pessoas morreram e 500 estão desaparecidas, o que definitivamente é um numero imaginário, pois um local com aquela extensão não apresentaria só isto de mortos.

O LIVRO DOS ESPIRITOS quando Kardec comenta sobre os flagelos destruidores ele finaliza perguntando.
Que não fará o homem, portanto, pelo seu bem-estar material, quando souber aproveitar todos os recursos da sua inteligência e quando, ao cuidado da sua preservação pessoal, souber aliar o sentimento de uma verdadeira caridade para com os semelhantes?

Os analistas espíritas passam ao largo dessas questões, pois estão absolutamente seguros de que a lei de causa e efeito reencarnatória se incumbirá de colocar as coisas no seu devido lugar.

Nesse caso não vemos em nem um jornal analises espíritas ou debates em torno destas questões, questões estas que tem grande influencia em nossas vidas.
Vivemos numa grande espiral do silencio onde os jornais impressos e a TV não levantam questionamentos das informações que são repassadas.

Perg. 799. De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso?
R. “Destruindo o materialismo , que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses .”

Em quanto isso nas comunidades ditas “espíritas” do Orkut o que vemos são as explicações do tipo, resgates coletivos colocando a culpa da tragédia nas costas das vitimas, ou de Deus e retirando a responsabilidade dos governantes.
Governantes estes que vem a público e dizem com todas as letras a Divida Externa foi paga e hoje somos credores, estas palavras foram repetidas pela presidenta Dilma.

(UMA GRANDE MENTIRA)
Basta vc consultar este dois links:
Portal da Transparência.

http://www.portaltransparencia.gov.br/despesasdiarias/resultado?consulta=rapida&periodoInicio=10%2F02%2F2011&periodoFim=10%2F02%2F2011&fase=PAG&codigoOS=TOD&codigoFavorecido=
Estoque da Dívida Externa Total - Fonte BCB
http://libertatum.blogspot.com/2011/02/estoque-da-divida-externa-total-fonte.html
Hora veja que na questão 806 É lei da natureza a desigualdade das condições sociais?
R. “Não; é obra do homem e não de Deus”.
Portanto se temos um governo que mente, que esta lutando por melhorias mas na verdade a única coisa que busca é manter-se no poder, a igualdade social tão sonhada, vai continuar um sonho.
Já na resposta para a questão 808 A desigualdade das riquezas não se originará da das faculdades , em virtude da qual uns dispõem de mais meios de adquirir bens do que outros?
R. “Sim e não. Da velhacaria e do roubo, que dizes ? “

Exatamente o que dizer de uma classe política velhaca e que rouba escancaradamente e nós fazemos o que?
O que eu vejo no Orkut é corrente de oração e explicações esdrúxulas.

Nada de debate sobre a moralidade a responsabilidade dos governates.
Enquanto o País chafurda no lodo das atitudes desmoralizantes, uma palhaço analfabeto é eleito por um povo semi analfabeto, o ex-presidente durante a campanha debochou da violência da campanha, mesmo depois do perito desmentir a questão da bolinha de papel.
Para mim poderia ser uma bolinha de algodão, a atitude é que fala mais alto do que o fato.

Mas estamos todos submetidos a esse regime onde dia após dia perdemos todo senso de gradação valorativa, todo discernimento moral.
E assistimos a sociedade entrando num estado de desmoralização completa, de apatia, de indiferentismo, onde só os mais cínicos e desavergonhados podem sobreviver e prosperar.
Qual é o papel da doutrina espírita neste contexto?
Qual é o papel do Espírita neste contexto?
Vou dar uma pista para vocês. Consulte o ESSE

Capítulo 7 – BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO
II – Missão do Homem Inteligente na Terra

Capítulo 20 – TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA
II – Missão dos Espíritas

A verdade é que nunca, na história de país nenhum, se viu uma degradação moral tão rápida, tão geral e avassaladora.

É LULA APOIANDO COLLOR - É COLLOR APOIANDO DILMA - PELOS MAIS CARENTES
É DILMA APOIANDO COLLOR - É OS TRES - PARA O BEM DA NOSSA GENTE .

Kardec nos afirmava que: “A questão social depende inteiramente do melhoramento moral do indivíduo e das massas,”. Esclareceu ele ainda, que; “A educação é o conjunto de hábitos adquiridos e que é através da educação que as massas menos favorecidas melhorarão economicamente”.

Mas como anda nossa educação você sabe?
1. De 2002 para 2009, o número de alunos matriculadas na Educação Básica, que inclui o ensino fundamental e médio, caiu em mais de 2 milhões.

2. De 2002 para 2009, o número de escolas foi reduzido de 214 mil para 197 mil.
Onde foram parar 17 mil escolas?

3. Por que, de 2002 para 2009, o número de concluintes baixou de 2,7 milhões para 2,4 milhões no país? A população brasileira diminuiu ao ponto de 300 mil alunos sumirem das salas de aula?
Os dados acima são da Sinopse Estatística da Educação Básica, publicada pelo INEP/MEC.

É preciso propagar a moral e a verdade _ Obras Póstumas

Francisco Amado

4 comentários:

Uma observação. Não é presidenta Dilma e sim presidente Dilma.

A verdade é que nunca, na história de país nenhum, se viu tanta degredação moral tão rápida, tão geral e avassaladora....

E isto se dá pelo silêncio dos bons. Enquanto os bons abaixarem a cabeça para os maus terem passagem livre a suas investidas o caminho é este. Há os que dizem que já não temos mais tempo a perder filosofando e sim, somente fazermos o bem. O que pretendem aqueles que "querem salvar a sua pele" e mais uma vez preocupam-se somente com a sua salvação deixando com que o resto se exploda. Não sabem estes que se classificam como falsos moralistas que mais se parecem com um egocêntrico disfarçado de homem de bem.
Concordo com o texto. Se fingirmos de que nada está acontecendo podemos nos considerar cúmplices dos mesmos.
Não fugirmos da chamada prestação de contas. Mas também não nos envolvermos do que não é de nossa competência. Afinal de contas é necessário que haja o escândalo, mas ai por onde venha este escândalo, já nos disse Jesus.
De qualquer forma...no momento saberemos como agir se tivermos bons propósitos e acreditarmos no auxílio do alto.

Eu acho que na educação não deveria ter reprovação, ficar devendo matéria sim, mas reprovação, NÂO, muitos adolecentes antes de completarem 18 anos, onde são obrigados por lei estudar, ficam levando o estudo na corda bamba, até completar 18 anos e parar. Tudo porque tem que repetir tudo de novo, isso eu acho uma falta de consideração com o ser humano ,isso simplesmente cansa, ainda mais crianças que merecem ser insentivadas e não reprovadas. Essa é a maior causa dos alunos sairem da escola,maior procura por outros cursos, onde é mais fácil concluir o estudo.

Eu acho que a educação parou no tempo, na forma , no conteúdo, os alunos estão procurando outras formas de estudo, vai chegar um dia que não vai haver mais escola, haverá outras formas de estudo mais rápido e eficiente para acompanhar a tecnologia

Capaz...Nenhuma criança fica sem escola...E o governo faz de tudo para que os pais matriculem seus filhos. Merenda de boa qualidade...salário educação...O que mais a população quer do governo? O programa Mais Educação...que mantém os alunos mais tempo nas escolas para diminuir a violência e a drogadição. E a responsabilidade é da família dar mais estrutura e atenção aos seus filhos...
Outra coisa que acontece é que o objetivo de quem frequenta uma escola é crescer com estudo pra ter um bom emprego e se manter "materialmente". E...chegando na adolescência os jovens abandonam a escola porque não tem capacitação para o trabalho. Até isto o governo Lula se ocupou. Abriu muitas escolas técnicas em todo o Brasil. Porque emprego existe o que não existe é profissional qualificado. A Educação deveria ser encarada, pela sociedade, não como algo seguro pra se conseguir emprego e sim para se melhorar a sua própria qualidade de vida como um ser integral. Uma educação cada vez mais voltada para os valores morais e espirituais.
Tem que haver reprovação sim....Afinal de contas...não fez direito...volta e faz melhor...
Com esta história de algumas escolas e professoras adotarem este regime de não reprovar aumenta, cada vez mais, o numero de analfabetos funcionais....que não sabem nem interpretar um texto direito. O povo lê pouco porque "não sabem ler".

A História do Café da Manhã