Pesquisar este blog

Seguidores

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CPMF Efeito cascata XÔ CPMF




CPMF Efeito cascata XÔ CPMF
TAGS: "keywords" content= XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF, XÔ CPMF

Todos falam sobre o efeito cascata, mas ninguém explica como funciona.
O efeito cascata nada mais é quando um tributo é cobrado várias vezes sobre o mesmo produto (nas várias etapas de circulação deste produto).
Vamos exemplificar essa condição com, por exemplo, a circulação do leite, desde sua produção em fazendas até a prateleira de uma residência.

Ex: Para sua produção uma padaria precisa contratar funcionários para fazer o pão, comprar a farinha. Ao efetuar o pagamento dos salários e da compra da matéria prima, ela paga CPMF. Este custo é embutido no preço de venda do pão.

A distribuidora de pão, por sua vez, compra as embalagens para revendê-las a supermercados. Ao efetuar a compra, ela paga a CPMF, embutindo novamente este custo no preço da venda.

O mesmo ocorre com os supermercados que, ao comprar o pão da distribuidora, paga a CPMF. E, adivinhe, o custo é novamente repassado para frente: desta vez, para o consumidor final.

Da indústria até a prateleira de uma residência, portanto, recolhesse a CPMF sobre o pão pelo menos quatro vezes. E isto valia para todas as compras de produtos e serviços com pagamentos feitos por intermédio de bancos (ou seja, quase a totalidade).
Este é o efeito cascata, que fazia com que aqueles 0,38% da CPMF pesassem no bolso muito mais do que se aparentava. Veja abaixo outro exemplo do que é o efeito cascata, numa situação inversa da produção do pão, em várias negociações de bens particulares.

Vamos imaginar que você venda sua casa.




http://www.contribuintecidadao.org.br/olhoImposto/index.php


FAÇA SUA PARTE VAMOS PROTESTAR CONTRA MAIS ESTE IMPOSTO.

1 comentários:

Já assinei o Abaixo Assinado XôCPMF e mandei pra todo mundo da minha lista de endereços, para conhecidos que não tenho o endereço eletrônico estou dando o nome do site e endereço para assinarem.
Concordo plenamente com o que você escreveu no meu blog.
O ENEM está uma catastrofe, resultado de um país mal governado ou melhor desgovernado e ainda Lulla diz que o ENEM é um sucesso e o que está acontecendo é porque muita gente não aceita esse sucesso.
Todo povo tem o governo que merece né e claro muitos destes estudantes colaboraram para isso.

A História do Café da Manhã